Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)

domingo, 25 de janeiro de 2009

▒ Sabedoria ▒

Um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos:
" - Dentro de mim existem dois lobos, um deles é cruel e mau o outro é muito bom e dócil. Eles estão sempre a brigar.
"Quando então lhe perguntaramqual dos dois lobos ganharia a briga,o sábio índio refletiu e respondeu:
" - Aquele que eu alimentar."

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

♥ Martim Pescador : Pássaro Encantado ♥


▒ Martim Pescador ▒

É um pássaro também conhecido pelas lendas africanas, como "Marujo", cuja sublime missão é ser o leva e trás para o mar das súplicas e pedidos dos mortais às divindades das águas.
Eu tenho a honra de conhecer um Martim Pescador!

▒ Caracterização:
Mede 42 cm, peso varia 305-341 g. É inconfundível pelo porte avantajado, bico enorme (8 cm). Sua plumagem é azulada nas partes superiores, sendo a barriga de coloração ferruginosa. Apresenta um colar branco bem visível. O macho tem o peito também ferrugíneo, mas na fêmea, o peito tem uma faixa escura e outra branca.

Habitat
Próximos a água de açudes, lagoas, represas e córregos. Ocorrem em zonas tropicais e subtropicais.

▒Hábitos
Pousa sobre troncos secos e pedras à beira d'água, em árvores altas, em fios e moirões. Vive em grandes rios, lagos, lagunas, manguezais e à beira mar. Vive a maior parte do tempo solitário. Captura peixes com seu bico comprido e pontudo.

Reprodução
Nidifica em barrancos ou rochas. Vivem aos casais na epóca da reprodução. O casal se revesa na execução de longas galerias tortuosas, de um a dois metros de comprimento onde são postos de dois a quatro ovos, arredondados e de um branco puro, diretamente no substrato. O casal reveza-se a cada vinte e quatro horas. Em média os ovos eclodem em 22 dias. Os filhotres nascem nus e cegos e abandonam o ninho em 35 dias.

Manifestações sonoras
Voz: penetrante "kwát", ao voar repete este grito a intervalos regulares, razão pela qual se pode bem calcular a sua chegada, "tchat-jat-jat".

♥Joaninha: dona da felicidade e da sorte♥

"Conta certa lenda que se você encontrar uma *Joaninha* e cuidar dela terá muita sorte. A joaninha é um elo que liga a realidade a um mundo mais etéreo, mais mágico, onde elfos, duendes e fadas e crianças iluminadas vivem brincando e encantando!"

Isso é só pra começar a falar dessa criaturinha linda e apaixonante. Sim! sou um apaixonada por joaninhas e tenho milhões de motivos pra isso. Ela vem sendo uma amiguinha fiel e presente na minha vida! Visão mais linda é poder observar a joaninha sobre uma flor! Que dirá tê-la sempre ao lado!




▒*AS JOANINHAS TRAZEM SORTE*▒

Sabia que existem muitas lendas sobre as joaninhas? Em quase todas as culturas, acredita-se que esse insetinho encantador é um sinal de boa sorte .
Uma das razões prováveis é que ele aparece sempre nos primeiros dias da primavera.


"Joaninha, fará bom tempo no domingo?" Se a joaninha voar antes que você possa repetir a pergunta três vezes, o tempo será bom no fim de semana.


As joaninhas têm nomes divertidos em todo o mundo:
Marienkäfer (besouro de Maria, em alemão); Mariquita na Espanha e no Peru ,Chinitas no Chile, Bête a Dieu (Bichinho de Deus )na França.
Em inglês, a joaninha é chamada de Ladybug (Senhora Besouro), Ladybird (ave de Nossa Senhora) ou Beetle of our Lady, (besouro de Nossa Senhora) pois foram consagradas à Virgem Maria. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras. Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita.



Joaninha na mão :
Quando esse simpático e delicado inseto escolhe seu dedo para pousar, isso quer dizer que você é um afortunado e tem direito a fazer um pedido. A direção em que ela voar indica de onde virá sua sorte. (A foto ao lado é de uma que pousou em mim no ano passado.)
Quando se encontra uma joaninha existe o hábito popular de a segurar nos dedos e dizer “Joaninha Voa Voa vai ter com o teu pai que está em Lisboa...”, com o significado de levar boas novas. A versão inglesa diz: Joaninha vai-te embora / Tens a casa a arder/ E os teus filhos a morrer e refere-se à antiga prática de queimar as hastes do lúpulo após as colheitas, hastes essas que serviam de casa a milhões de joaninhas.



▒ LENDAS E CRENÇAS PELO MUNDO ▒
Quase todas as culturas das regiões onde ocorrem joaninhas atribuem ao pequeno besouro uma aura de sorte e também de casamenteira. Conheça algumas das lendas e crenças a elas associadas:

*Se um homem e uma mulher virem uma joaninha ao mesmo tempo, haverá romance entre eles (Noruega).
*Matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.
*Se uma joaninha pousar em você e depois voar, levará com ela suas aflições (França).
*Se uma joaninha é mantida na mão enquanto se faz um desejo, a direção para a qual ela voar, em seguida, é onde se deve tentar a sorte.
*Se uma joaninha tem mais de sete pintas, trará fome, se forem menos de sete, a colheita será boa.
*Se na primavera há muitas joaninhas voando, a colheita daquele ano será boa (Estados Unidos) *As joaninhas trazem bom tempo (Bretanha).
*Se uma joaninha andar pela mão de uma jovem, ela se casará naquele ano (Bélgica). *As joaninhas levam os bebês para seus pais (Suíça)
*As pintas nas costas da joaninha indicam o número de filhos destinados à pessoa em cuja mão ela pousar (Bruxelas).
*As joaninhas podem entender a fala humana, pois foram abençoadas por Deus (Ásia).
*Se uma joaninha pousa na sua mão, você ganhará um par de luvas; se pousar na cabeça, ganhará um novo chapéu (Grã Bretanha, na Era Vitoriana).
*Se uma joaninha pousa na sua mão ao entrar em casa, conte as pintas e esse será o montante de dinheiro que você ganhará em breve.
*No século 19, alguns médicos acreditavam que joaninhas curavam sarampo e dentistas usavam joaninhas esmagadas em cáries para aliviar a dor.

Curiosidades

▒ Na agricultura, é uma 'pequena grande' aliada do homem, altamente eficiente no combate às pragas de frutas e verduras.

▒ Há centenas de espécies de joaninhas, diferentes em tamanho bem como na cor e número de manchas no primeiro par de asas.

▒Podem ter de 2 a 24 manchas. No verão, a joaninha voa o dia inteiro, de uma árvore para outra, de um flor para outra. Come um número incrível de insetos.No inverno, em grupos grandes, hibernam debaixo de um pedaço de casca de árvore ou outro abrigo semelhante. Elas põem de três a cinqüenta ovos, nas costas das folhas. As larvas também se alimentam de afídeos. Quando atacadas, defendem-se de uma maneira particular: expelem um líquido de cheiro desagradável sobre o inimigo, que bate em retirada, enjoado.

*Bem esses são alguns entre muitos fatores que fazem da Joaninha a Rainha entre os insetos. Ela além de ser útil ainda tem o poder de embelezar o mundo com sua figura dócil, simpática e encantadora.*
*Que ela se multipliquem cada vez mais pelos jardins do mundo!!!!!!












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Não me provoque , tenho armas escondidas...
Não me manipule , nasci para ser livre...
Não me engane, posso não resistir...
Não grite , tenho o péssimo hábito de revidar...
Não me magoe , meu coração já tem muitas mágoas...
Não me deixe ir , posso nunca mais voltar...
Não me deixe só , tenho medo da escuridão...
Não me tente contrariar , tenho palavras que machucam...
Não me decepcione , nem sempre consigo perdoar ...
Não espere me perder para sentir minha falta !
(Clarice Lispector )

sábado, 10 de janeiro de 2009

Meu poema preferido...




Não me lembro quando foi a primeira vez que li, mas desde então este tornou-se o meu poema favorito, mesmo nos momentos felizes. Estranho?! Talvez...Mas é fato que ele tem me acompanhado pela vida ...
Transcrevo-o portanto...


" Desencanto"

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca,
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.
- Eu faço versos como quem morre.

(Manuel Bandeira / 1912)


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

*Dia de Reis*


Oi amigos! Decidi esperar o dia de hoje pra começar a postar, iniciando o ano em um dia que tem o simbologismo de sorte.

Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco."A Bíblia não diz Reis, ela coloca como os "Magos vindos do Oriente", e também não diz três, mas como Jesus recebeu três presentes, criou-se a tradição de falar que são três pessoas, cada uma dando um presente"( o ouro representava nobreza e era presente oferecido apenas para reis; o incenso representava a fé e era presente oferecido apenas para sacerdotes; a mirra representava pureza e era presente oferecido a profetas.) A designação "Mago" era dada à classe dos sábios ou eruditos. Reconhecidos como Baltazar, rei da Arábia de cor negra, Melchior, rei da Pérsia de cor clara e Gaspar, rei da Índia de cor amarela, representam os povos de toda cor e nação. Em muitos lugares da Europa os presentes natalinos são dados apenas no dia 6 de janeiro. Um das tradições dessa data (realizada todo ano aqui em casa) é servir o Bolo Rei que deve ser acompanhado de dois mimos: uma fava e um presente. Quem receber a fava na sua fatia de bolo, terá sorte no ano e pagará o Bolo Rei do próximo 6 de janeiro. Quanto ao presente, trará riqueza a quem encontrar. A diferença do bolo rei além de estar na forma da coroa de um rei também está no recheio e enfeite, com frutos secos (amêndoas, nozes, pinhões) e frutas cristalizadas. Todos estes frutos simbolizam as jóias que enfeitam as coroas dos reis.